24 de janeiro de 2018


Você sabia que é possível criar um programa completo para o seu negócio utilizando apenas o Excel?

As planilhas físicas – folhas de papel grafadas com linhas e colunas – são utilizadas há séculos por se tratarem de um método intuitivo e eficiente de organizar informações e facilitar cálculos. Após a criação dos computadores, esse consolidado método evoluiu naturalmente para as planilhas eletrônicas, que trouxeram um novo horizonte de possibilidades. Fazendo uso dos processadores modernos, esses softwares permitem o gerenciamento e a análise de um grande volume de dados em tempo reduzido, favorecendo a obtenção de resultados e tomadas de decisão. O Excel, da Microsoft, tem se destacado, sendo o software mais utilizado no segmento.

site2

No Excel é possível realizar cálculos e operações de acordo com o objetivo pretendido utilizando as chamadas fórmulas. E se você pensa que o Excel é só sobre linhas e colunas, você está enganado! Para aplicações ainda mais personalizadas, é possível utilizar o VBA (Visual Basic for Applications), que é a linguagem de programação utilizada pelo pacote Microsoft Office. Com essa ferramenta é possível criar sub-rotinas automáticas e ainda criar interfaces gráficas completas.

No ambiente empresarial as planilhas eletrônicas desempenham um importante papel. Com elas é possível ter um controle preciso de entrada e saída de produtos, serviços e matéria-prima. É possível, também, usar planilhas eletrônicas para registrar e analisar gastos, quadro de funcionários, escalas de trabalho e muitas outras possibilidades. Sem contar que no Excel é muito fácil plotar gráficos a partir de dados obtidos, se for necessário. Assim, tem-se todas as ferramentas para avaliar o desempenho do seu negócio, encontrar possíveis problemas e buscar soluções.

E as aplicações não param por aí. As planilhas eletrônicas também podem ser utilizadas com fins acadêmicos, para tratar dados colhidos em experimentos, realizar a plotagem de gráficos e obter resultados. É possível deixar o processo ainda mais rápido utilizando planilhas personalizadas com VBA, sendo possível tratar grandes volumes de dados com um clique!

O Excel se tornou, portanto, uma importante ferramenta, utilizada vastamente em todo mundo para otimizar processos, gerar lucro e facilitar o controle de dados. Quer saber como o Excel pode facilitar sua vida? Fale com um de nossos especialistas e se surpreenda!

Referências:

POWER, Dan. A Brief History of Spreadsheets. Disponível em: <http://www.dssresources.com/history/sshistory.html> Acesso em: 14 jan. 2018.

Compartilhe
Categorias
Back to top