5 de fevereiro de 2018


images-3

       A automação vem ganhando cada vez mais espaço no âmbito empresarial e comercial. Sua versatilidade significa uma ampla gama de aplicações nesta área que, combinada com o avanço nos sistemas computacionais e o crescimento da necessidade de segurança, acabou por resultar nos modernos sistemas de controle de acesso.

Mas no que consiste um sistema de controle de acesso?

Em seus primórdios, o conceito do controle de acesso era simples: baseando-se em uma chave confidencial ou particular – uma senha, por exemplo -, um determinado acesso era concedido ou negado. Restringia-se, por exemplo, o acesso a uma sala, prédio ou até mesmo a um banco de dados a um grupo de pessoas pré determinado. Em locais com alta demanda de segurança, como bancos, laboratórios ou empresas, o interesse de restringir o acesso a um local físico ou lógico (como um banco de dados) se estende não apenas a pessoas de fora, mas também aos próprios funcionários.

Entretanto, com os avanços tecnológicos, surgiram novos métodos para cumprir tal função de maneira mais eficaz e segura: atualmente, através da associação do sistema de acesso a um banco de dados monitorado, é possível verificar quem entrou em determinado local em determinado horário, utilizar as próprias impressões digitais como chaves de acesso por meio de um leitor biométrico ou até mesmo garantir o acesso com base na função do indivíduo dentro da empresa, no chamado Role Based Access Control, ou RBAC, ou Controle de Acesso Baseado em Funções. Estas são apenas alguns exemplos do grande número de modificações que podem ser aplicados a um sistema de controle de acesso, que, de modo a satisfazer as necessidades geradas por diversos tipos de situações.

Quer saber como o controle de acesso pode aumentar a segurança de sua empresa? Fale com a gente e conheça todos os benefícios!

 

Referências:

SILVA E BRENNER, Gabriel; BIZZARIA, Walter. Sistema de Controle de Acesso com Biometria da Digital.
Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/44914520.pdf

Compartilhe
Categorias
Back to top