1 de dezembro de 2017


Seria a Automação a chave para a 4ª Revolução Industrial?

Em tempos modernos nos deparamos cada dia mais com sistemas automatizados e independentes que nos possibilitam realizarmos uma quantidade significativa de tarefas simultaneamente. Perguntado sobre o que vem a cabeça quando pensamos em automação é natural que venha a imagem de braços robóticos operando em sistemas produtivos. Mas pode ter certeza, as aplicações de um sistema automatizado podem ir muito além do chão de fábrica.

Mas afinal, o que é um sistema automatizado? O que caracteriza esta área da engenharia?

Automação pode ser descrita como um sistema automático pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento. Em termos modernos a automação pode ser definida como a tecnologia que utilizam comandos programados para operar um dado processo.

automacao1

Esta área do conhecimento baseia-se nos fundamentos de retroação e pode ser aplicada á inúmeras áreas da engenharia, seja ela química, mecânica, ambiental, civil, elétrica, aeronáutica, etc. Um sistema de controle é nada mais que uma interconexão de componentes formando uma configuração que produzirá uma resposta desejada. O sistema pode ser ou não retroativo. Um sistema retroativo tem a funcionalidade de reutilizar um sinal de saída do controlador para ser analisado e/ou comparado e assim gerar nova informação. Esse conceito de retroação tem sido o alicerce para projeto de sistemas de controle.

Vendo a definição pode parecer até um negócio complicado, moderno, mas os primeiros usos do conceito de retroação que temos registrados datam de antes de cristo. Isso mesmo, na Grécia antiga, entre 300 e 1 a.c. o relógio d’água de Ktesíbios usava um regulador de boia que funcionava similar a um sistema de retroação.

Entre o fim do século XIX e começo do século XX houveram avanços nos projetos e conceitos que envolviam o sistema de retroação. Mas foi a partir da segunda metade do século XX que os sistemas de controle avançaram significativamente. Em 1954 George Devol cria o primeiro robô industrial e somente na década de 90 as empresas enfatizam a consolidação da automação nos meios produtivos.

Estamos hoje na era da 3º Revolução Industrial. Revolução caracterizada não mais pelo uso do computador, mas sim pelo uso da Internet como meio a conectar redes, máquinas, clientes. É um período de transição também já que estamos a caminho da Indústria 4.0, para alguns a 4ª revolução industrial. É verdade que a indústria 4.0 é mais um conceito do que uma mudança transformadora nos meios produtivos. Ela é motivada por 3 grandes mudanças:

1 – Avanço Exponencial da capacidade dos computadores
2 – Imensa Quantidade de informação digitalizada
3 – Novas Estratégias de Inovação (Pessoas, Pesquisa e Tecnologia).

automacao2

Os alicerces para essas mudanças são a IoT – Internet of Things (Internet das coisas) e M2M – Machine to Machine (Máquina para máquina). IoT é a conexão lógica de todos os dispositivos e meio relacionados à produção. É levar o uso da internet a outro padrão com uso de sensores, transmissores, computadores, diretrizes estratégicas, informações do governo, clientes e fornecedores, tudo sendo analisado simultaneamente. Já M2M é a interconexão entre células de produção onde passam a atuar de forma autônomas, tomando inclusive decisões através de um sistema artificial complementado pelo IoT.

Atualmente os sistemas de automação devem estar orientados a aumento da produção, redução de custos e visão nas mudanças tecnológicas, para isso a plataforma técnica deve estar estruturada com redes industriais, sistemas de otimização e banco de dados. Concluímos que a Indústria 4.0 é um novo conceito que seguramente será uma realidade, mudará a forma como lidamos hoje com a produção de bens de consumo e materiais, tendo uma melhor distribuição de riquezas e um planeta mais sustentável.

Referência:
VENTURELLI, Marcio. A Quarta Revolução Industrial – Uma Visão da Automação Industrial. Disponível em: https://marcioventurelli.com/2014/09/02/industria-4-0/
Acesso em: 25 de novembro de 2017

Compartilhe
Categorias
Tópicos recentes
Back to top